Breves
O que há de novo no universo Saaraci
Notícias
Bienal
Julho 2024
A Saaraci Coletivo Teatral estará presente na X Bienal de Artes e Cultura em S. Tomé e Príncipe, para onde levará o espetáculo "As Palavras de Jo", participação que irá incluir três oficinas, de direção artística, música para teatro e teatro para a infância. Depois de participar na 1ª edição do Festival Internacional de Artes Performativas de Bissau, esta é a segunda participação internacional da Saaraci com esta produção cénica.
Festivais
Junho 2024
O espetáculo "Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto" está confirmado na programação de três festivais: no Ei! Marionetas, de Gondomar (julho), no ACASO Festival de Teatro de Leiria (setembro) e Festival Internacional de Marionetas do Porto FIMP 24 (outubro).
Estreia
Maio 2024
A produção "Dona Pura e os Camaradas de Abril", estreou no dia 17 de maio, no âmbito do FITA Festival Internacional de Teatro do Alentejo. Logo de seguida, o espetáculo participou em mais uma edição do FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, com duas apresentações no Teatro Municipal Constantino Nery
Criação
Abril 2024
A equipa criativa que constitui o núcleo do espetáculo "Dona Pura e os Camaradas de Abril", já se encontra em residência de criação em Lisboa, com ensaios bi-diários. A partir de 27 de abril os ensaios decorrerão na cidade do Porto. O espetáculo tem estreia marcada para o próximo dia 17 de maio, em Beja, no âmbito do FITA Festival Internacional de Teatro do Alentejo.
Festival
Março 2024
A Saaraci Coletivo Teatral irá participar no festival LINGUA Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias, que decorrerá, no mês de 7 a 10 de junho, na bela cidade de Barcelos. A criação a ser apresentada será "Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto".
Plateia
Fevereiro 2024
A Associação Cultural Saaraci - estrutura legalizada que representa o Saaraci Coletivo Teatral, passou a ser, desde o dia 28 de fevereiro, membro de pleno direito da PLATEIA Associação de Profissionais das Artes Cénicas, reunida em Assembleia Geral nesse mesmo dia.
Master Class
Janeiro 2024
O encenador João Branco, diretor artístico do Saaraci Coletivo Teatral, foi convidado a ministrar uma Master Class de Artes Cénicas, no âmbito do Projeto KCena - Projeto Lusófono de Teatro Jovem. A oficina decorreu na cidade de Torres Vedras, no passado dia 27 de janeiro.
Oficina
Janeiro 2024
No âmbito do projeto de criação "Dona Pura e os Camaradas de Abril", a partir de Germano Almeida, o dramaturgo Caplan Neves ministrou uma Oficina "Pinóquios, do corpo ao texto", de introdução à dramaturgia, na cidade de Lisboa. Parceria com a Associação Cabo-verdiana de Lisboa.
Circulação
Janeiro 2024
O espetáculo "Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto" vai reiniciar uma circulação em várias cidades e municípios de Portugal, com o apoio da Fundação GDA. Entre janeiro e setembro esta criação para todas as idades será apresentada em Almada, Montemor-o-Novo, Sintra, Portalegre, Famalicão, Gondomar, Amora e Leiria.
Participação
Novembro 2023
A nossa atriz Deka Saimor participará na produção "Outra Tempestade", encenação de Carlos Pessoa, para o Teatro da Garagem. A estreia está prevista para novembro, no âmbito do festival Mindelact 2023, em Cabo Verde.
Evento
Novembro 2023
Estaremos presentes também na 29ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo Mindelact 2023, inseridos no Encontro Internacional de Contadores de Estóreas. Nesse evento, apresentaremos a criação "A Cruz de Rufino", a partir do conto da escritora cabo-verdiana Fátima Bettencourt.
Evento
Outubro 2023
O Saaraci Coletivo Teatral apresenta-se no Festival Internacional de Teatro de Marionetas do Porto, na atividade WIP Woork in Progress. Uma oportunidade para saber mais sobre o projeto, as suas raízes e as suas próximas criações. No dia 10 de outubro, pelas 19h00, no Teatro de Belmonte.
Evento
Agosto 2023
O Saaraci Coletivo Teatral estreou a sua criação "Saaraci, O Último Gafanhoto no Deserto", no âmbito da 15ª edição do Festival Lusófono, em Teresina, no Piauí. Foram realizadas duas apresentações, uma em Brasiília e uma outra em Teresina. Uma participação que contou com o apoio à internacionalização da Fundação Calouste Gulbenkian.