O mundo maravilhoso de Saaraci
VÁRIOS TEATROS NUM PALCO SÓ
Um inovador projeto de artes performativas que tem na sua matriz uma identidade multicultural composta por elementos de vários países de língua oficial portuguesa, nomeadamente, Portugal, Brasil e Cabo Verde. Com sede na cidade do Porto, o coletivo Saaraci propõe-se trazer à cena teatral lusófona propostas diferenciadas, envolvendo vários géneros e disciplinas, com criações para todos os públicos, rompendo barreiras disciplinares, metodológicas e temáticas.
O coletivo propõe-se ser, a partir das suas criações teatrais contemporâneas, um pólo de liberdade, criatividade, contaminação e experiência. Constituído no seu núcleo por artistas com currículos vastos e reconhecidos internacionalmente, o Saaraci Coletivo Teatral vem para deixar a sua marca, com uma energia renovada. Vários teatros num palco só.
O Saaraci Coletivo Teatral pretende centrar o seu trabalho criativo na produção de uma dramaturgia contemporânea originária nos países de língua portuguesa, garantindo, ao longo do processo de criação, todo o ecossistema criativo, da escrita do texto até à apresentação e circulação, numa perspetiva de colaboração entre artistas destes países, sempre com o foco de um trabalho criativo em rede e pensado para ser efetivado em rede. Neste âmbito já tem em carteira espetáculos com textos de Caplan Neves, Yanick Fortes e Lisa Reis (jovens dramaturgos cabo-verdianos); José Luís Peixoto (escritor português) ou Luísa Queirós (artista luso-caboverdiana). As criações previstas para o para o triénio 23-25 contemplarão a produção de espetáculos com textos de Luisa Queirós (Cabo Verde/ Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde) e Filinto Elísio (Cabo Verde).
a nossa equipa
dedicação. experiência. paixão.
Quase todos eles nasceram para o teatro em Cabo Verde, na mágica e cultural cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente. E tal como o gafanhoto Saaraci, ali tem o seu porto seguro e dali seguem para conquistar o mundo. Os gafanhotos Saaraci's são artistas multifacetados, vindos de três continentes ligados pela nossa estrada maior, o Atlântico. Através do teatro e do seu talento trazem para a cena contemporânea a energia das ilhas e do mar, do Monte Cara e do Monte Verde, das misturas e do verdadeiro sentido do que é ser-se crioulo.