Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto
Ficha Artística
Texto Original Luísa Queirós
Dramaturgia João Branco e Janaina Alves
Encenação e Direção Artística João Branco
Interpretação Laura Branco, João Branco e Janaina Alves
Música Original Sérgio Figueira
Figurinos Janaina Alves
Cenografia Luís Silva
Marionetas Fernando Morais & Luís Silva
Ilustraçoes Luísa Queirós
Consultadoria Artística Teatro de Marionetas do Porto
Produção Saaraci Coletivo Teatral
Apoio à Residência CRL Central Elétrica, Campus Paulo Cunha e Silva
Duração 50 minutos
Classificação etária Todos
Sobre o espetáculo
A situação dramatizada, foi inspirada num acontecimento inusitado e real: a incrível odisseia de um enrome bando de gafanhotos que pretenderam viajar das quentes areias da Mauritânia para qualquer terra de salvação. Construíram uma jangada improvisada e conseguiram pousar em terra firme após uma longa jornada. A partir deste inusitado acontecimento real, a artista luso-caboverdiana Luísa Queirós, escreve e ilustra um fantástico conto onde o Gafanhoto Saaraci, protagoniza uma série de aventuras até chegar ao Monte Verde, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, a “terra sonhada”. O Gafanhoto Saaraci, o último do deserto, leva-nos por grandes descobertas, cruzando-se com outros companheiros da natureza, na sua viagem louca até à ilha do Gigante Adormecido. Um espetáculo lúdico e divertido, que fala sobre fronteiras, emigrantes e diversidade cultural.
Nesta fábula com atores e marionetas, que tem o nome da companhia que desenvolve o seu trabalho no campo fértil da multiculturalidade lusófona, colocam-se questões importantes como o direito que todos têm de procurar uma vida melhor.
COMENTÁRIOS
Lúdico, divertido e criativo!
uma homenagem a todos que arriscaram a vida para realizar os seus sonhos, mesmo enfrentando os maiores perigos e privações
para todas as crianças
sem qualquer idade.