Teorema do Silêncio
Ficha Artística
Dramaturgia Caplan Neves
Encenação e Direção Artística João Branco
Interpretação Fonseca Soares e Janaina Alves
Espaço Cénico e Iluminação João Branco
Figurinos Colectivo
Fotografia Photo Gira
Produção Saaraci Coletivo Teatral
Duração: 65 minutos
Classificação etária M 12 anos
Sobre o espetáculo
O Teorema do Silêncio, um texto escrito para e no processo de ser representado (e minentemente colectivo, embora apareça assinada em meu nome), resulta acima de tudo de um desafio de João Branco (a quem agradeço um crédito maior do que talvez prometa a minha alma humana).
O tema: o abuso sexual de menores. Este não é um assunto onde se possa ser neutro. Aliás, a neutralidade humana é provavelmente impossível. E porque compromisso em arte não é sinónimo de panfletarismo, o que pretendemos é um objecto genuinamente artístico, que aborde de forma objetiva o silêncio sobre a violência, que fale de abuso e de morte (da alma e do corpo) como coisas reais e comuns, que promova o direito à recusa a toda a espécie de manipulações corporais e espirituais invasivas, que clame por uma justiça que reconheça a violência enquanto tal, que negue a violência e a força do sofrimento como sucedâneo social, que desenrole, em suma, o maldito enredo do silêncio.
Caplan Neves - dramaturgo
COMENTÁRIOS
Choca o público pelo intencionalmente não dito, pelo afastamento do óbvio e pelo incitamento ao questionamento
Até quando calamos? Até quando este silêncio?
Um espetáculo que foi um dos maiores destaques dos últimos anos em Cabo Verde, considerado melhor espetáculo, melhor texto e melhor interpretação em 2012